top of page

Chatô, como era chamado, usava seu prestígio político-empresarial entre os grandes empresários da época para arrecadar os recursos para a aquisição das obras. 
Como São Paulo era na época a grande capital financeira, decidiu-se que o MASP seria construído nesta cidade. 
A nova sede, na próspera Avenida Paulista, foi projetada por Lina Bo Bardi. Foram 12 anos entre projeto e execução. Lina trabalhou sob uma condição imposta pelo doador do terreno à prefeitura de São Paulo: a vista para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira teria de ser preservada, através do vale da avenida 9 de Julho. Inicialmente Lina Bo reorganizou a parte inferior do museu e adaptou os andares para receber além da pinacoteca e das salas de exposições temporárias, auditórios e salas de aula.

Assim nasceram as quatro colunas do atual museu com um vão livre de 74 metros, um dos cartões postais da cidade de São Paulo.

Inaugurado em 1968, foi um projeto moderno e ousado para a época. Abrigava a coleção do museu, já conhecida e respeitada nos muitos países pelos quais passou durante os anos em que o edifício esteve em construção, como França, Itália, Japão, entre outros. 
A inauguração do novo edifício contou com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, grandes autoridades brasileiras da época e uma grande participação popular em frente ao museu. 
Como o prédio foi projetado suspenso pelas quatro colunas e a vista da Paulista para o centro da cidade deveria ser preservada, foi concebida uma esplanada abaixo do edifício.

Museu de Arte de São Paulo

A missão do MASP é incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro.

Fundado em 1947, o MASP Museu de Arte de São Paulo) foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. Inicialmente instalou-se em quatro andares do prédio dos Diários Associados situado na região central de São Paulo, na rua 7 de Abril. 
As primeiras obras de arte do museu foram selecionadas pessoalmente por P. M. Bardi na Europa do pós-guerra, em suas inúmeras viagens às principais capitais culturais com Chateaubriand. 

“O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que promove pesquisas relativas aos testemunhos materiais do homem e do seu ambiente, adquire-os, conserva-os, comunica-os e expõe-nos para estudo, educação e prazer”

(conceito de museu do Conselho Internacional dos Museus – ICOM)

Conhecido hoje como “vão livre”, havia sido idealizado por Lina como uma grande praça para as crianças e suas famílias, com brinquedos e muitas plantas. 
Ao longo de sua história, foi ponto de partida de outras instituições, como a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, cujas atividades foram iniciadas no museu, a Escola de Artes da FAAP e a Mostra Internacional de Cinema, cuja idéia também nasceu no MASP. 
O museu vem proporcionando ao público brasileiro, desde sua fundação, centenas de exposições de artistas estrangeiros e grandes exposições internacionais, através do Intercâmbio de obras com diversos museus no mundo e o patrocínio de empresas parceiras, e permanentemente apresenta as obras dos artistas radicados no Brasil, através de uma visão contemporânea da produção atual de todas as manifestações artísticas. 

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) foi concebido e implantado como um museu transparente, visualmente aberto para a cidade através das faces 
de vidro de seu prisma suspenso.

O edifício sede do museu fica localizado na Avenida Paulista na cidade de São Paulo,

Conhecendo Museus - Ep. 10: MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - MASP- Reprodução Youtube

Além das exposições permanentes e temporárias o MASP oferece pinacoteca, biblioteca, fototeca, filmoteca, videoteca, cursos de artes, serviço de apoio às exposições, exibição de filmes e concertos musicais de interesse artístico e cultural.

 O ingresso
custa R$ 15,00 e R$ 7,00 para estudantes com carteirinha.

Aberto de terça a
domingo: das 11:00 às 18:00h

Na loja do MASP o visitante encontra não só uma grande variedade de livros e objetos de arte, mas também  catálogos exclusivos das exposições em cartaz e de exposições anteriores.

A loja do MASP fica localizada no 1º subsolo do
edifício, próximo à entrada da sala Clemente de Faria, e atende de terças a domingos das 11:00 às 17h30, e às quintas-feiras até às 19h30.

A Biblioteca e Centro de Documentação, aberta ao público,  possui mais de 60.000 volumes dedicados as  artes plásticas, história da arte, arquitetura, design, fotografia e afins.

Um programa imperdível é a Feira de Arte e Antiguidades do Masp. Considerada referência nacional no setor, a tradicional feira reúne centenas de expositores e é instalada no vão livre. Dentre a grande variedade de antiguidades os visitentes encontram câmeras fotográficas, canetas antigas, porcelanas, cristais, jóias, relógios, imagens sacras, livros e gibis, entre outras peças.

Por sua localização estratégica, a Esplanada Lina Bo Bardi, conhecida como vão livre do MASP, é escolhida como local para diversas manisfestações populares.

bottom of page